SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39SAINDO DA “TORRE DE MARFIM”: A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA BASEADA NA ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NA UNIVERSIDADEA EXPERIÊNCIA SOCIAL DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CELARINO, ANDRÉ LUIZ DE SOUZA et al. O USO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE 2009 E 2020. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40882.  Epub 15-Out-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840882.

O atual patamar de desenvolvimento tecnológico atingido pela sociedade nos permite inferir que vivemos em uma quarta ou até mesmo quinta revolução industrial. Neste contexto, é praticamente uma exigência que se reflita como a educação e essencialmente a escola, como um dos locus de ensino e aprendizagem, têm se adaptado a este novo ecossistema. Uma das ferramentas que surge deste contexto é o podcast, ferramenta que permite compartilhamento de arquivos de áudio vinculados a aplicativos e sites de hospedagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar como se deu o surgimento e a expansão dos podcasts em ambientes educacionais no Brasil, mapeando a produção nos periódicos nacionais através do portal de periódicos da Capes (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ao todo, foram selecionados 18 trabalhos publicados desde 2009 a 2020 para fazer parte do corpus de análise, em seguida verificou-se a instituição de vínculo dos autores, as áreas de formação, tipo de publicação, revistas mais citadas e a distribuição cronológica destas citações. Tais dados nos permitiram concluir que as tentativas de utilização dos podcasts em ambientes educacionais têm aumentado significativamente, sobretudo no período entre 2013 e 2020. Já com relação às instituições, se destacaram as públicas em detrimentos das particulares, importante ressaltar também que 40,4% das citações realizadas pelos autores do corpus são livros, enquanto 28,9% são periódicos, indicando que esta ainda é uma área com muito espaço para pesquisa, uma vez que a maioria das citações de livros se referem a autores únicos.

Palavras-chave : Podcasts; Educação; Ferramentas educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )