SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39THE USE OF PODCASTS AS A TEACHING TOOL IN EDUCATION: APPROACHES IN NATIONAL JOURNALS BETWEEN 2009 AND 2020CHILDHOOD AND SPATIAL JUSTICE: INTER AND INTRA-NEIGHBORHOOD INEQUALITIES IN THE USES OF THE CITY BY CHILDREN FROM CURITIBA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SANTOS, SANDRO VINICIUS SALES DOS  and  BARROSO, FABIANA PINHEIRO. A EXPERIÊNCIA SOCIAL DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39825.  Epub Oct 26, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839825.

Este texto objetiva analisar o processo de constituição profissional das coordenadoras pedagógicas de creches e pré-escolas, a partir das experiências sociais por elas vividas no contexto da Educação Infantil. O artigo ancora-se conceitualmente nas Pedagogias da Infância e da Educação Infantil (FERNANDES; CAMPOS, 2015; ROCHA, 2001; SILVA, 2008; entre outros), articuladas à sociologia da experiência, formulada por François Dubet (1996). Do ponto de vista metodológico, o material empírico foi produzido por meio de análise documental e entrevistas com seis coordenadoras pedagógicas de Turmalina, cidade situada na porção setentrional do estado de Minas Gerais e, consecutivamente, foi submetido à análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As análises desse material permitiram verificar que elas atuam a partir de diferentes lógicas de ação para se constituírem profissionais, o que incide no processo de construção de suas profissionalidades. O estudo evidencia a emergência de um estatuto epistemológico que defina as funções devidas à coordenação pedagógica de creches e pré-escolas, tendo em vista as especificidades sociopolíticas e pedagógicas da Educação Infantil.

Keywords : Educação Infantil; Coordenação Pedagógica; Experiência Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )