SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ANALYZING COURSE PEDAGOGIC PROJECTS: GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATIONPEDAGOGY STUDENTS’ NARRATIVES ABOUT SCHOOL MATHEMATICS AND THE EDUCATOR CHALLENGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LAGO, LEONARDO. SOBRE METODOLOGIA E MÉTODOS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO DISCURSIVA EM SALA DE AULA: UMA DISCUSSÃO ENTRE ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA ‎. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e41747.  Epub Nov 06, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469841747.

Esse artigo apresenta um trabalho teórico cujo objetivo é a discussão de metodologias e métodos para a pesquisa educacional, em particular aquelas que analisam as interações discursivas que ocorrem em sala de aula. A primeira parte discorre sobre os dois principais paradigmas de pesquisa e suas bases ontológicas e epistemológicas: o positivismo e o interpretivismo. A seguir, dois métodos para análise das interações discursivas são apresentados e discutidos, um para cada paradigma. A codificação sistemática - dentro do contexto quantitativo - é indicada para tratar dados provenientes de grandes amostras, para a descrição de padrões gerais e, ao transformar o discurso em variáveis, poder ser utilizada para comparações estatísticas entre grupos ou análises temporais. O método é aplicado em um conjunto de 42 episódios de diálogo em grupo e os resultados discutidos à luz da natureza das perguntas de pesquisa, mostrando-se quais tipos de testes estatísticos podem ser realizados. Dentro do paradigma interpretivista, apresenta-se a análise do discurso sociocultural para exemplo de método qualitativo. O método é aplicado a trechos de diálogos de sala de aula em que o resultado é a identificação de tipologias que descrevem as formas em que professor e alunos constroem explicações científicas. Na parte final do trabalho, as possibilidades e limites de cada método são discutidas e na conclusão se defende a tese de que ambos são complementares para o avanço do conhecimento no campo educacional.

Keywords : interações discursivas; metodologia; paradigmas de pesquisa; codificação sistemática; análise do discurso sociocultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )