SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LA EDUCACIÓN DE LAS PERSONAS SORDAS EN BRASIL: UN ANÁLISIS A LO LARGO DE 20 AÑOS (2002-2022) DESPUÉS DEL RECONOCIMIENTO DE LA LEY DE LIBRASJÓVENES Y ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR: SOBRE EL NO LUGAR DEL ESTUDIANTE DEL CURSO PREPARATORIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

LEITE, SÉRGIO ANTÔNIO DA SILVA; GASPARINI, ISABELLA LEÃO  y  DIAS, NATÁLIA MAZZILLI. ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DISCIPLINA “ED707 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM” NOS DISCENTES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e44942.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469844942.

A dimensão afetiva na mediação pedagógica tem sido objeto de estudo na área educacional desde o final dos anos 90 do século passado, de modo que as produções científicas na área têm buscado compreender o modo como a afetividade relaciona-se com os processos de ensino-aprendizagem. Tendo como base os pressupostos de Vygotsky e Wallon acerca da aprendizagem e da afetividade, o presente artigo tem como objetivo investigar os impactos da disciplina ED707 - Desenvolvimento e Aprendizagem, ofertada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas desde 1988, em discentes que a cursaram. O método envolveu análise documental dos arquivos da disciplina, questionários e entrevistas realizados com alguns estudantes que a cursaram entre os anos de 2009 e 2019. Os dados sugerem que as experiências vivenciadas em sala de aula produziram notáveis impactos na história de vida dos alunos, tanto acadêmica quanto profissionalmente, o que pode explicar a oferta contínua da referida disciplina.

Palabras clave : afetividade; pós-graduação; pedagogia universitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )