SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE AO LONGO DE 20 ANOS (2002-2022) APÓS O RECONHECIMENTO DA LEI DE LIBRASJUVENTUDE E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: SOBRE O NÃO LUGAR DE VESTIBULANDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LEITE, SÉRGIO ANTÔNIO DA SILVA; GASPARINI, ISABELLA LEÃO  e  DIAS, NATÁLIA MAZZILLI. ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DISCIPLINA “ED707 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM” NOS DISCENTES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e44942.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469844942.

A dimensão afetiva na mediação pedagógica tem sido objeto de estudo na área educacional desde o final dos anos 90 do século passado, de modo que as produções científicas na área têm buscado compreender o modo como a afetividade relaciona-se com os processos de ensino-aprendizagem. Tendo como base os pressupostos de Vygotsky e Wallon acerca da aprendizagem e da afetividade, o presente artigo tem como objetivo investigar os impactos da disciplina ED707 - Desenvolvimento e Aprendizagem, ofertada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas desde 1988, em discentes que a cursaram. O método envolveu análise documental dos arquivos da disciplina, questionários e entrevistas realizados com alguns estudantes que a cursaram entre os anos de 2009 e 2019. Os dados sugerem que as experiências vivenciadas em sala de aula produziram notáveis impactos na história de vida dos alunos, tanto acadêmica quanto profissionalmente, o que pode explicar a oferta contínua da referida disciplina.

Palavras-chave : afetividade; pós-graduação; pedagogia universitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )