SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39TEACHING PROFESSION AND TEACHER TRAINING FOR BASIC EDUCATION: REFLECTIONS AND THEORETICAL FRAMEWORKSHYBRID TEACHING AT THE UNIVERSITY AND ENUNCIATION PLACE OF PROFESSORS IN THE ACADEMIC-VOCATIONAL FORMATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

NOGUEIRA, MARIA ALICE; RESENDE, TÂNIA DE FREITAS  and  COUTINHO, PRISCILA DE OLIVEIRA. FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS NA ESCOLA PÚBLICA: DA ESCOLHA ÀS ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40017.  Epub Dec 05, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840017.

O artigo focaliza uma realidade atípica no Brasil e pouco contemplada no debate educacional do país: a experiência de famílias de camadas médias com filhos em escolas públicas. Insere-se no campo da sociologia das relações família-escola, mais especificamente, dos estudos sobre escolarização nas camadas médias. Os dados empíricos foram obtidos em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que, por sua reputação, atrai um número significativo de famílias de camadas médias. Foram realizadas observações participantes de reuniões da Comissão de Famílias, criada por iniciativa de um grupo de mães, além de entrevistas com mães que integravam a Comissão. Reforçando estudos internacionais e nacionais sobre o tema, os resultados evidenciam que ter os filhos na escola pública gera ansiedade e tensão para essas famílias. Elas buscam administrar a situação por meio da escolha criteriosa do estabelecimento de ensino e do desenvolvimento de um conjunto de estratégias que visam minimizar os riscos dessa opção e assegurar a formação desejada para a prole.

Keywords : classes médias; escola pública; estratégias educativas familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )