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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SENA, Isael de Jesus; PEREIRA, Marcelo Ricardo  e  LAJONQUIERE, Leandro de. ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE E O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38596.  Epub 15-Nov-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838596.

O crescimento do mercado da formação universitária no ensino superior privado tornou-se um grande negócio lucrativo, a ponto de ignorar o critério da qualidade da formação. Neste artigo refletimos sobre as contradições que dizem respeito à implementação do ensino híbrido, em que atividades virtuais e parcialmente presenciais são conciliadas, mas adotadas estrategicamente seguindo o apetite de gozo do mercado. A partir do caso Moara, sob às coordenadas dos estudos de psicanálise, educação e formação docente, examinamos como o uso do ensino mediado pelas tecnologias precariza e pode prescindir-se do professor, ao passo que, ao objetificá-lo, expropria-o de seu lugar de enunciação. A incidência do discurso tecnológico na formação acadêmico-profissional, como desdobramento do discurso capitalista, cria enunciados que se tornam suporte discursivo e significantes mestres por meio dos quais o docente pode não somente alienar-se, mas também satisfazer-se. Veremos a que preço.

Palavras-chave : Ensino Superior Privado; Professor; Discurso Tecnológico; Discurso Capitalista; Psicanálise.

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