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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MACEDO, ESTER PEREIRA NEVES DE. ENTRE EIXOS: FILOSOFIA NO ENEM A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN+). Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36255.  Epub 05-Dez-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469836255.

Este artigo analisa os eixos temáticos que as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) apresentam para a filosofia no ensino médio, de forma a verificar como esses eixos se materializaram em situações-problemas em itens de filosofia ao longo dos vinte anos entre a criação do exame, em 1998, e a publicação da Base Nacional Comum Curricular, em 2018. Para esta pesquisa, foram examinadas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 1998 e 2018 e identificados 73 itens de Ciências Humanas com temáticas e abordagens compatíveis com o ensino de filosofia nesta etapa. Para cada um desses itens, buscou-se identificar qual aspecto dos PCN+ para a filosofia foi mobilizado, tabulando-se os quantitativos totais para cada um dos elementos acionados dos PCN+ para filosofia ao longo de vinte edições do exame. Por meio de uma análise da evolução de quantitativo e cobertura de itens de filosofia ao longo dessas duas décadas, este artigo ilustra alguns desafios e possibilidades que o exame oferece à implementação de referenciais curriculares. Tal discussão é particularmente importante neste momento em que se pensa na construção de um novo Enem a partir do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente considerando a ênfase que os PCN+ e o Enem bem como a BNCC e a lei do Novo Ensino Médio dão a conceitos como integração, interdisciplinaridade e autonomia como forma de superar a fragmentação, seja entre conhecimentos, seja entre sujeitos, seja entre teoria e prática. Ao final, apresentam-se algumas indicações sobre como essas reflexões contribuem para sinalizar pontos de atenção em relação à presença da filosofia no exame, tendo em vista sua iminente reformulação a partir da BNCC.

Palavras-chave : filosofia no ensino médio; Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); referenciais curriculares; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+).

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