SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ARTÍCULO - EL PROCESO DE EVALUACIÓN COMO INVESTIGACIÓN: REFLEXIONES A PARTIR DE UNA INVESTIGACIÓN SOBRE LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA EN LA ESCUELA DE INFANCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MORO, CATARINA; BRANCO, JORDANNA CASTELO  y  CORSINO, PATRÍCIA. ARTIGO - AVALIAÇÃO DE CONTEXTO: ANÁLISE COLEGIADA DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38402.  Epub 03-Mar-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838402.

A avaliação de contexto se baseia numa metodologia participativa que articula dois eixos: i) “a negociação da qualidade” e ii) “a promoção a partir do interno”, que aliam autoavaliação com avaliação externa, num processo dialógico de confronto de pontos de vista. O objetivo desta avaliação é de sistematizar hipóteses e projetos de melhoria educativa a partir dos itens avaliados. Trata-se de uma avaliação reflexiva, na qual as reivindicações, preocupações e questões dos grupos de interesse são a base para determinar as problematizações e mudanças necessárias. É um processo avaliativo participativo e formativo organizado em etapas. O presente trabalho tem como objetivo analisar uma das etapas da avaliação de contexto, na sua fase inicial, em duas experiências avaliativas de contexto: uma realizada no Rio de Janeiro-RJ e outra em Pinhais-PR. Esta etapa consiste na realização da análise crítica do instrumento de avaliação realizada pelos professores em conjunto com o avaliador externo. Todo processo foi registrado em áudio, transcrito e analisado, tendo como referencial teórico os estudos de Bondioli e Savio (2015), Moro e Coutinho (2018), Corsino e Branco (2019), dentre outros. Observou-se que nos dois contextos avaliados, ao longo do processo avaliativo, os resultados evidenciaram a importância da análise dos instrumentos para o processo formativo, em virtude da tomada de consciência dos professores acerca dos aspectos a serem avaliados, bem como para a construção de entendimentos comuns nas equipes, num processo participativo, dialógico e democrático.

Palabras clave : Avaliação de contexto; Educação Infantil; Formação de professores; Participação democrática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )