SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ARTIGO - O PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO PESQUISA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DA INFÂNCIAARTIGO - A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CORRESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, ANA PAULA SOARES DA et al. ARTIGO - AVALIAÇÃO MISTA PARA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES E TENSÕES EM PRODUÇÃO COLETIVA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38459.  Epub 03-Mar-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838459.

A avaliação da qualidade na e da Educação Infantil constitui-se como um campo de conhecimentos e práticas mobilizadores de aspectos estruturantes para a área, que transitam da competência dos diferentes agentes nos processos avaliativos aos seus efeitos na efetivação da política pública. Nos marcos de uma avaliação alinhada à promoção da qualidade e no reconhecimento da Educação Infantil como uma política pública submetida ao controle social, propõe-se a discussão sobre as potencialidades e tensões presentes na avaliação mista, um modelo de avaliação que combina procedimentos e instrumentos internos e externos às instituições. A discussão parte de uma experiência de avaliação mista realizada junto com a equipe técnica do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), no âmbito do Grupo de Atuação Especial de Educação - Núcleo Ribeirão Preto (GEDUC-RP). Os resultados indicam que a avaliação mista foi potente devido ao seu formato dialógico: a avaliação externa possibilitou um olhar técnico e multiprofissional alinhado às proposições da política pública de qualidade; a avaliação interna promoveu uma autorreflexão coletiva da qualidade, mas evidenciou poderes diferenciados e fragilidades no que se refere ao olhar crítico de algumas instituições. Conclui-se que é no cruzamento destes olhares que se criam possibilidades de superação dos limites de cada tipo de avaliação e também convida à reflexão sobre os desafios que se instauram na dinâmica das relações entre as pessoas e órgãos públicos.

Palavras-chave : avaliação mista; educação infantil; qualidade; políticas públicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )