SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39ARTICLE - PARTICIPATORY INSTITUTIONAL SELF-ASSESSMENT OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION INSTITUTIONS AND THE CO-RESPONSIBILITY OF EDUCATORSARTICLE - WHAT IS THE VALUE OF A QUALITY EARLY CHILDHOOD EDUCATION? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BRAILOVSKY, DANIEL. PALAVRA ABERTA - EDUCAÇÃO INICIAL: A DIFERENÇA ABISMAL ENTRE OLHAR ATENTAMENTE A CENA EDUCACIONAL E “AVALIAR”. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39061.  Epub Mar 03, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839061.

Neste ensaio pedagógico propõe-se analisar o contraste entre uma concepção classificatória e mensurativa da avaliação e uma abordagem, contrária à anterior, capaz de ser descrita como um olhar atento e aberto que não busca "resultados para medir", mas efeitos e traços interessantes do ensino na educação infantil. Na concepção mensuracional, avaliar é tomar como referencial "o que se espera" das crianças juntamente com a pergunta "conseguiram?". E se não obtiveram sucesso, dizem que estão "em processo", que é o eufemismo para fracasso. Nos antípodas desse paradigma assim instalado (e que se apresenta como único e indiscutível) existem, porém, outros lugares a partir dos quais a avaliação pode ser pensada, onde o referencial é a intenção, amorosa e honesta, de oferecer ensino, cuidado e confiança em cada um, sem classificação, sem lista de habilidades a serem conquistadas, mas com vontade de compreender e atender, de ouvir e aprender. Vamos insistir na ideia de que, para olhar educacionalmente os processos pedagógicos da educação infantil, é preciso refazer as lógicas vigentes em termos de avaliação mensuracional, condizentes com os sentidos de existência desse nível de ensino.

Keywords : Educação Inicial; Avaliação; Pedagogias Críticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )