SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40FEMINISMO DE RED: LA MILITANCIA ON Y OFFLINE DE TRES JÓVENES PROFESORASPRÁCTICAS PEDAGÓGICAS Y EVASIÓN DISCENTE: UM ANÁLISIS EN EL CURSO TÉCNICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FLORES, SAMUEL DA ROSA  y  DULLIUS, MARIA MADALENA. MENTORING NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RELACIONADO AO PLANEJAMENTO DE AULAS, INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS. Educ. rev. [online]. 2024, vol.40, e39452.  Epub 20-Ene-2024. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839452.

Este artigo refere-se ao mentoring no desenvolvimento profissional de professores de matemática em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias digitais. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e o contexto foi uma prática realizada com duas professoras de matemática da educação básica da rede pública. Realizamos sete encontros, um por semana e adaptamos as práticas em decorrência da pandemia de covid-19. O objetivo foi investigar como a estratégia de mentoring pode influenciar professores de matemática no planejamento de suas aulas integradas com as tecnologias digitais. Com base no estudo realizado, foi possível compreender que o mentoring auxiliou as professoras no planejamento de aulas integradas com essas tecnologias. As reflexões e discussões possibilitaram perceber a importância dos objetivos das aulas e de vinculá-los às atividades planejadas. Além disso, os professores perceberam que não discutiam os temas das aulas com os alunos, apenas ministravam as aulas de forma transmissiva.

Palabras clave : mentoring; desenvolvimento profissional; planejamento; tecnologias digitais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )