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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ALVES, MANOEL MESSIAS SANTOS; FERRETE, ANNE ALILMA SILVA SOUZA  e  SANTOS, WILLIAN LIMA. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE DIGITAL (Q-IVD) PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educ. rev. [online]. 2024, vol.40, e39797.  Epub 30-Jan-2024. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839797.

O número de jovens que fazem uso das tecnologias digitais cada vez mais precocemente tem aumentado de forma significativa. Considerando que o uso inadequado e abusivo das tecnologias pode ser prejudicial em várias dimensões da vida humana, será apresentada e discutida neste artigo a sistematização das etapas do desenvolvimento e da validação de um instrumento que objetiva mensurar indicativos de vulnerabilidade digital entre estudantes do Ensino Médio. A construção do Questionário de Identificação de Vulnerabilidade Digital (Q-IVD) está fundamentada na literatura, sendo escolhido o tipo de validação de conteúdo para avaliar, por meio do método Delphi, o julgamento de especialistas acerca dos conteúdos presentes no instrumento. Participou desse processo de validação um painel de especialistas composto por 26 juízes com formação e atuação nos campos da educação e saúde, e, posteriormente, amostras de estudantes que contribuíram com a análise semântica das questões e a aplicação-piloto do questionário para realização de análises e testes estatísticos, cabendo destacar que todas essas etapas ocorreram durante o período pandêmico. O Q-IVD obteve ótimos resultados nos processos de validação, com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) acima de 0,80 em todas as questões e categorias, e teve sua confiabilidade e consistência comprovadas mediante o coeficiente alpha de Cronbach 0,821. A versão final do Q-IVD contém 24 questões distribuídas em quatro categorias, e, durante o processo de validação, foram evidenciados indícios de esse instrumento ter aplicabilidade validada também para diferentes públicos, mediante aprimoramento e adaptações transculturais, para investigar correlações diversas juntamente com outros instrumentos de pesquisa e análises estatísticas.

Palavras-chave : Tecnologias móveis digitais; validação de conteúdo; método Delphi.

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