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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SOSO, FELIPE SERENO; KAMPFF, ADRIANA JUSTIN CERVEIRA  y  MACHADO, KAREN GRAZIELA WEBER. PERMANÊNCIA DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2024, vol.40, e38961.  Epub 20-Ene-2024. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838961.

A Educação a Distância (EaD) cresce de forma acelerada no Brasil e hoje compreende mais de um terço de todas as matrículas em cursos de graduação (BRASIL, 2022a). Porém, os altos índices de evasão pressionam as Instituições de Ensino Superior (IES) a definirem estratégias para promover a permanência de seus discentes até a diplomação. Neste sentido, a presente pesquisa foi estruturada a partir da necessidade de se olhar para as instituições e avaliar de que modo estão comprometidas com a permanência discente na modalidade. Esta investigação objetiva identificar e analisar de que forma as IES, vinculadas ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Para isso, foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com coordenadores de seis IES distintas, além da análise de documentos institucionais. A compreensão dos depoimentos dos gestores e a análise documental enfatizaram que as instituições possuem diferentes níveis de comprometimento com a consolidação da modalidade a distância, o que reflete diretamente sua atuação para mitigar a evasão dos estudantes. A partir da identificação de fragilidades nos cursos, bem como de boas práticas referidas na literatura, foram apresentadas diretrizes que almejam promover a permanência dos discentes nos contextos investigados.

Palabras clave : Permanência discente; pedagogia; educação a distância; Universidade Aberta do Brasil.

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