Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
TEMPERA, TIAGO e TINOCA, LUÍS. O TRABALHO DE PROJETO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA. Educ. rev. [online]. 2024, vol.40, e39817. Epub 10-Maio-2024. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469839817.
O início de carreira de um professor é um período desafiante para o desenvolvimento das suas práticas educativas. Apesar de valorizarem métodos ativos de ensino, tais como a Metodologia de Trabalho de Projeto, a pressão sentida nesta fase leva a que os professores em início de carreira experienciem dificuldades de natureza diversa na sua implementação. Este estudo visa conhecer a forma como os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em início de carreira, integram a Metodologia de Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e da análise documental ao espólio de oito professores. Os resultados demonstram que os professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas. As dificuldades sentidas poderiam ser atenuadas através de uma abordagem metodológica mais consistente na formação inicial de professores e de uma análise das prioridades educativas nas escolas onde lecionam, que sobrecarrega os professores iniciantes com demasiadas tarefas paralelas ao serviço docente.
Palavras-chave : metodologia de trabalho de projeto; práticas educativas; indução; professores de educação básica.