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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ALMEIDA, SHEILA ALVES DE; VIEIRA, JOSÉ JOÃO  e  ALMEIDA, PHILIPPE OLIVEIRA DE. DARWIN NO BRASIL: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS. Educ. rev. [online]. 2024, vol.40, e48862.  Epub 12-Ago-2024. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698-48862.

O presente artigo analisa a revista em quadrinhos “Darwin: no Brasil”, cujo propósito é mostrar às crianças e adolescentes algumas ideias do naturalista, e sua jornada pelo Brasil do século XIX. Para tanto, procuramos neste trabalho responder à seguinte questão: como o texto verbo-visual dos quadrinhos conduz o leitor a compreender a representação do cientista e de seu trabalho, suas observações sobre a sociedade brasileira, bem como a importância da sua viagem ao Brasil para a construção de sua teoria? Considerando que o gênero de divulgação científica apresenta um conjunto de convenções socialmente assumidas, investigamos o dialogismo depreendido da articulação verbo-visual de uma revista produzida por um quadrinista que não apresenta uma trajetória como divulgador científico. Buscamos evidenciar pontos de convergência e divergência entre o texto verbo-visual, quanto aos aspectos da estrutura e do funcionamento comunicativo da revista como um instrumento de divulgação científica destinado ao público infantojuvenil. Os procedimentos metodológicos incluíram: a descrição do projeto gráfico dos quadrinhos; a análise da seleção dos episódios da história de Darwin no Brasil; os recursos verbo-visuais utilizados pelo autor para emocionar, surpreender e envolver o leitor; a análise dos movimentos dialógicos em relação à esfera didática e midiática. Os resultados indicaram a complexidade de divulgar o conhecimento científico em um formato verbo-visual compacto. O intento de apresentar questões científicas em quadrinhos cumpriu o propósito de veicular parte da história de Darwin no Brasil. Entretanto, o olhar do naturalista para a sociedade brasileira da época não foi problematizado, embora o cotidiano ficcional de Darwin tenha sido apresentado como estratégia de aproximação do leitor. Contudo, as reflexões apresentadas neste trabalho não devem ser vistas como uma rejeição à obra “Darwin no Brasil”, mas como uma precaução para aqueles que disponibilizam o material para as crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Charles Darwin; Brasil; História em quadrinhos; Divulgação científica; Público infantojuvenil.

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