SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue01Qualitative Educational research: relevance, validity and generalizationSchool and market: the school in light of the institutionalization of unemployment and precariousness in a society driven by the economy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

CANARIO, Rui. Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: uma análise crítica. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.47-78. ISSN 0102-5473.

Neste artigo propõe-se uma análise crítica dos Teip (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Trata-se da mais recente e ambiciosa medida de política educativa, no quadro do “combate à exclusão social”. A análise proposta organiza-se em função de três eixos essenciais: o primeiro situa-se ao nível da política educativa (nível macro) e defende-se a tese de que a exclusão social é, no essencial, um fenômeno estrutural da esfera do mundo do trabalho. Num segundo eixo, situado ao nível (meso) da regulação local das políticas educativas, sustenta-se a necessidade de passar de uma concepção de “território escolar” para uma concepção de “território educativo” que questione a forma escolar. Finalmente, a um nível micro, o do trabalho pedagógico realizado com os alunos, considera-se que a visão desvalorizada dos alunos, por parte, nomeadamente, dos professores, representa o principal ponto crítico da política Teip.

Keywords : Isolamento Social; Marginalidade Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )