SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01La investigacion cualitativa en educación: pertinencia, validez y generalizaciónEscuela y mercado la escuela frente a la institucionalización del desempleo y la precariedad en la sociedad al servicio de la economia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

CANARIO, Rui. Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: uma análise crítica. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.47-78. ISSN 0102-5473.

Neste artigo propõe-se uma análise crítica dos Teip (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Trata-se da mais recente e ambiciosa medida de política educativa, no quadro do “combate à exclusão social”. A análise proposta organiza-se em função de três eixos essenciais: o primeiro situa-se ao nível da política educativa (nível macro) e defende-se a tese de que a exclusão social é, no essencial, um fenômeno estrutural da esfera do mundo do trabalho. Num segundo eixo, situado ao nível (meso) da regulação local das políticas educativas, sustenta-se a necessidade de passar de uma concepção de “território escolar” para uma concepção de “território educativo” que questione a forma escolar. Finalmente, a um nível micro, o do trabalho pedagógico realizado com os alunos, considera-se que a visão desvalorizada dos alunos, por parte, nomeadamente, dos professores, representa o principal ponto crítico da política Teip.

Palabras clave : Isolamento Social; Marginalidade Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )