SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalizaçãoEscola e mercado: a escola face à institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada ao serviço da economia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CANARIO, Rui. Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: uma análise crítica. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.47-78. ISSN 0102-5473.

Neste artigo propõe-se uma análise crítica dos Teip (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Trata-se da mais recente e ambiciosa medida de política educativa, no quadro do “combate à exclusão social”. A análise proposta organiza-se em função de três eixos essenciais: o primeiro situa-se ao nível da política educativa (nível macro) e defende-se a tese de que a exclusão social é, no essencial, um fenômeno estrutural da esfera do mundo do trabalho. Num segundo eixo, situado ao nível (meso) da regulação local das políticas educativas, sustenta-se a necessidade de passar de uma concepção de “território escolar” para uma concepção de “território educativo” que questione a forma escolar. Finalmente, a um nível micro, o do trabalho pedagógico realizado com os alunos, considera-se que a visão desvalorizada dos alunos, por parte, nomeadamente, dos professores, representa o principal ponto crítico da política Teip.

Palavras-chave : Isolamento Social; Marginalidade Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )