SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Escuela y mercado la escuela frente a la institucionalización del desempleo y la precariedad en la sociedad al servicio de la economiaAnalfabetismo en el Brasil: des-conceptos y políticas de exclusión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

DALLABRIDA, Norberto. Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.93-110. ISSN 0102-5473.

Este ensaio se propõe comparar dois estudos de sociologia histórica sobre a escolarização moderna. Os livros escolhidos são Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente, de André Petitat (1994), e Arqueología de la escuela (1991), de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría. Os dois trabalhos constatam descontinuidade entre as práticas educativas medievais e os colégios modernos, sublinham a função produtora das instituições escolares e o seu caráter classista, mas apresentam diferenças na leitura dos modos de educação e da desigualdade de gênero.

Palabras clave : Educação; História; Petitat, André; Crítica e Interpretação; Varela, Julia; Alvarez-Uría, Fernando.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )