SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Escola e mercado: a escola face à institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada ao serviço da economiaAnalfabetismo no Brasil: desconceitos e políticas de exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DALLABRIDA, Norberto. Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.93-110. ISSN 0102-5473.

Este ensaio se propõe comparar dois estudos de sociologia histórica sobre a escolarização moderna. Os livros escolhidos são Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente, de André Petitat (1994), e Arqueología de la escuela (1991), de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría. Os dois trabalhos constatam descontinuidade entre as práticas educativas medievais e os colégios modernos, sublinham a função produtora das instituições escolares e o seu caráter classista, mas apresentam diferenças na leitura dos modos de educação e da desigualdade de gênero.

Palavras-chave : Educação; História; Petitat, André; Crítica e Interpretação; Varela, Julia; Alvarez-Uría, Fernando.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )