SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leiturasEscolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FERRARO, Alceu Ravanello. Analfabetismo no Brasil: desconceitos e políticas de exclusão. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.111-126. ISSN 0102-5473.

Este trabalho articula duas perspectivas de análise do analfabetismo no Brasil, intimamente relacionadas. A primeira resgata toda uma sucessão de desconceitos (ignorância, cegueira, preguiça, doença, erva daninha, incapacidade, periculosidade etc.) que têm marcado a abordagem do fenômeno, desde o período da reforma eleitoral no final do Império (a Lei Saraiva, de 1881), quando o analfabetismo emergiu como questão nacional, até os dias atuais. A segunda focaliza o debate, que se estendeu por mais de um século, sobre o voto dos analfabetos, questão esta só superada na Constituição de 1988. Conclui-se sustentando que esses desconceitos sobre o problema do analfabetismo têm servido muito mais para desacreditar e estigmatizar os analfabetos e para consumar e legitimar a sua exclusão do direito do voto e da cidadania, do que à causa da universalização da alfabetização no país.

Palavras-chave : Analfabetismo; Brasil; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )