SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue01Illiteracy in Brazil: mis-conceptions and exclusionary policiesA escola diante do multifacetado espaço rural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ESTEBAN, Maria Teresa. Escolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popular. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.127-144. ISSN 0102-5473.

O texto aborda a dinâmica pedagógica na escola pública que recebe crianças das classes populares. Refletindo sobre as relações estabelecidas pelas crianças com o cotidiano escolar, discute o método de estudo e pesquisa no cotidiano, com referência nos paradigma da complexidade e indiciário e no conceito de rigor flexível. Explorando caminhos percorridos, sublinha possibilidades de conexão entre a escola pública e a educação popular. As noções de ambivalência, fronteira, conhecimento-regulação, conhecimento-emancipação, heterogeneidade, silenciamento, educação como prática libertadora orientam a análise que vai tecendo essas possibilidades. Considerando a experiência das classes populares fortemente marcada por golpes e privações, mas também por partilha e solidariedade, o conceito de resiliência é destacado como um dos fios que fortalecem a potencialidade da escola pública comprometida com os segmentos sociais excluídos.

Keywords : Educação Popular; Escolas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )