SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Analfabetismo no Brasil: desconceitos e políticas de exclusãoA escola diante do multifacetado espaço rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ESTEBAN, Maria Teresa. Escolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popular. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.127-144. ISSN 0102-5473.

O texto aborda a dinâmica pedagógica na escola pública que recebe crianças das classes populares. Refletindo sobre as relações estabelecidas pelas crianças com o cotidiano escolar, discute o método de estudo e pesquisa no cotidiano, com referência nos paradigma da complexidade e indiciário e no conceito de rigor flexível. Explorando caminhos percorridos, sublinha possibilidades de conexão entre a escola pública e a educação popular. As noções de ambivalência, fronteira, conhecimento-regulação, conhecimento-emancipação, heterogeneidade, silenciamento, educação como prática libertadora orientam a análise que vai tecendo essas possibilidades. Considerando a experiência das classes populares fortemente marcada por golpes e privações, mas também por partilha e solidariedade, o conceito de resiliência é destacado como um dos fios que fortalecem a potencialidade da escola pública comprometida com os segmentos sociais excluídos.

Palavras-chave : Educação Popular; Escolas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )