SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Escuelas que desaparecen, reflexiones sobre la escuela pública y la educación popularOrganizaciones cooperativas de agricultores y educación escolar: desafíos hacia una formación cooperativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

VENDRAMINI, Célia Regina. A escola diante do multifacetado espaço rural. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.145-165. ISSN 0102-5473.

O artigo propõe uma reflexão sobre a escola situada no espaço rural, com base em três eixos: as características do meio rural catarinense; as transformações que vêm ocorrendo neste espaço e o sentido da escola. Nosso propósito é o de reacender o debate sobre a escola e o mundo rural, tendo em vista o grande desenvolvimento tecnológico junto à crescente miséria da população que vive e trabalha neste espaço, evidenciando a desigualdade e a barbárie presente na sociedade brasileira. A escola, que nasceu com intenção de promover o desenvolvimento social, de conter a migração para as cidades, de levar a cultura urbana para o atrasado colono, precisa ser repensada, por meio da superação da divisão campo e cidade e com base nas experiências políticas e educativas que vêm sendo construídas pelos trabalhadores rurais organizados.

Palabras clave : Escolas Rurais; Espaço Rural; Formação Humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )