SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Escolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popularOrganizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VENDRAMINI, Célia Regina. A escola diante do multifacetado espaço rural. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.145-165. ISSN 0102-5473.

O artigo propõe uma reflexão sobre a escola situada no espaço rural, com base em três eixos: as características do meio rural catarinense; as transformações que vêm ocorrendo neste espaço e o sentido da escola. Nosso propósito é o de reacender o debate sobre a escola e o mundo rural, tendo em vista o grande desenvolvimento tecnológico junto à crescente miséria da população que vive e trabalha neste espaço, evidenciando a desigualdade e a barbárie presente na sociedade brasileira. A escola, que nasceu com intenção de promover o desenvolvimento social, de conter a migração para as cidades, de levar a cultura urbana para o atrasado colono, precisa ser repensada, por meio da superação da divisão campo e cidade e com base nas experiências políticas e educativas que vêm sendo construídas pelos trabalhadores rurais organizados.

Palavras-chave : Escolas Rurais; Espaço Rural; Formação Humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )