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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

RIBEIRO, Marlene. Organizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativa. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.167-194. ISSN 0102-5473.

O trabalho visa debater, a partir de autores do pensamento socialista e de pesquisas atuais sobre o cooperativismo, tanto os limites para que esta forma de organização do trabalho possa romper a sua relação com o capital, que se realiza através do mercado, quanto a potencialidade do trabalho cooperativo para revolucionar as relações sociais. Desenvolve, principalmente, a análise de associações cooperativas de agricultores familiares, assentados do MST e não-assentados. O novo apontado pela pesquisa encontra-se na relação entre trabalho cooperativo e educação escolar básica e profissional, mais propriamente, na necessidade de se pensar que valores, conhecimentos, estudos e práticas deverão constituir o currículo dos cursos que pretendam formar sujeitos autônomos, cooperativos e solidários.

Palabras clave : Trabalho; Cooperativismo; MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra; Educação para o Trabalho; Famílias Rurais; Ensino Profissional.

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