SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01A escola diante do multifacetado espaço ruralAutonomia e poder na universidade: impasses e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RIBEIRO, Marlene. Organizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativa. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.167-194. ISSN 0102-5473.

O trabalho visa debater, a partir de autores do pensamento socialista e de pesquisas atuais sobre o cooperativismo, tanto os limites para que esta forma de organização do trabalho possa romper a sua relação com o capital, que se realiza através do mercado, quanto a potencialidade do trabalho cooperativo para revolucionar as relações sociais. Desenvolve, principalmente, a análise de associações cooperativas de agricultores familiares, assentados do MST e não-assentados. O novo apontado pela pesquisa encontra-se na relação entre trabalho cooperativo e educação escolar básica e profissional, mais propriamente, na necessidade de se pensar que valores, conhecimentos, estudos e práticas deverão constituir o currículo dos cursos que pretendam formar sujeitos autônomos, cooperativos e solidários.

Palavras-chave : Trabalho; Cooperativismo; MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra; Educação para o Trabalho; Famílias Rurais; Ensino Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )