SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Organizações cooperativas de agricultores e educação escolar: desafios a uma formação cooperativaEstudo sobre relações de saber em sistemas de educação a distância virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Autonomia e poder na universidade: impasses e desafios. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.197-226. ISSN 0102-5473.

O artigo inicia observando que, para se falar em autonomia e poder na universidade, faz-se necessário explicitar o que se entende por universidade. Com essa preocupação, procura mostrar que a universidade, por suas próprias funções, deverá se constituir em espaço de investigação científica, produção e divulgação de conhecimentos, criação de cultura e desenvolvimento de tecnologias. Discute a concepção e o significado do princípio da autonomia universitária, recuperando o debate sobre esse princípio e a questão do poder na universidade, dos anos de 1960 aos dias atuais. Assinala os impasses e desafios vivenciados sobretudo pelas universidades públicas. Conclui  afirmando que a autonomia universitária deve ser entendida não como uma dádiva, mas como uma utopia a ser alcançada e que, neste momento, urge reconstruir com seriedade e competência o trabalho universitário, tendo presente que a reforma da universidade é um empreendimento, um processo em permanente construção.

Palavras-chave : Autonomia Universitária; Universidades e Faculdades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )