SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue01Autonomy and power in the University: obstacles and challengesEducación superior en la Argentina (1995-2003) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

MILL, Daniel  and  FIDALGO, Fernando. Estudo sobre relações de saber em sistemas de educação a distância virtual. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.227-256. ISSN 0102-5473.

Objetiva-se, neste estudo, analisar criticamente as relações de saber, conhecimentos e competências travadas no processo educacional a distância mediado pelas novas tecnologias, enfocando a objetivação dos saberes da educação a distância e a materialização e produtividade desse tipo de trabalho. Na análise, considerou-se a formação acadêmico-profissional dos trabalhadores das unidades estudadas; os investimentos nessa formação; a relação titulação/competência; as relações de poder/relações de conhecimento; a relação entre os saberes docentes/saberes técnicos; as competências e as multicompetências; a fragmentação e expropriação do saber do trabalhador da educação; a mais-valia virtual e o lucro na educação a distância virtual.

Keywords : Ensino a Distância; Educação; Inovações Tecnológicas; Tecnologia Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )