SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Autonomia e poder na universidade: impasses e desafiosEducación superior en la Argentina (1995-2003) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MILL, Daniel  e  FIDALGO, Fernando. Estudo sobre relações de saber em sistemas de educação a distância virtual. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.227-256. ISSN 0102-5473.

Objetiva-se, neste estudo, analisar criticamente as relações de saber, conhecimentos e competências travadas no processo educacional a distância mediado pelas novas tecnologias, enfocando a objetivação dos saberes da educação a distância e a materialização e produtividade desse tipo de trabalho. Na análise, considerou-se a formação acadêmico-profissional dos trabalhadores das unidades estudadas; os investimentos nessa formação; a relação titulação/competência; as relações de poder/relações de conhecimento; a relação entre os saberes docentes/saberes técnicos; as competências e as multicompetências; a fragmentação e expropriação do saber do trabalhador da educação; a mais-valia virtual e o lucro na educação a distância virtual.

Palavras-chave : Ensino a Distância; Educação; Inovações Tecnológicas; Tecnologia Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )