SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02Juventud o juventudes?A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro. A invisibilidade da juventude na vida escolar. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.325-343. ISSN 0102-5473.

Este artigo discute a identificação dos educandos, pela instituição escolar, se como alunos, se como crianças ou se como jovens. Aborda, também, o tratamento conferido aos destinatários das ações da escola, à presença ou não da preocupação com a faixa etária enquadrada como juventude e seus desdobramentos. A escola vem sofrendo um processo de inadequação no tratamento aos seus alunos ao não reconhecê-los como jovens. Este quadro acaba desencadeando impactos como: a desinstitucionalização da condição juvenil, a dificuldade dos alunos na construção da sua identificação com a escola e a ruptura da comunicação entre jovens alunos e educadores.

Palavras-chave : Jovens; Alunos; Identificação; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )