SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02A invisibilidade da juventude na vida escolarOs jovens portugueses: ideias em história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SPOSITO, Marília Pontes  e  GALVAO, Izabel. A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.345-380. ISSN 0102-5473.

Este artigo retrata parte de pesquisa, empreendida entre 2001 e 2002 na cidade de São Paulo, sobre a vida dos jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas em um quadro de alterações sociais mais abrangentes da sociedade brasileira. Examina - se o modo como estes alunos constroem uma experiência no cotidiano escolar cada vez mais situado na confluência de dois processos sociais complexos: de um lado, as relações com a escolaridade em contexto de expansão das matrículas da educação básica e, ao mesmo tempo, de crise das possibilidades de mobilidade social via escola; de outro, a disseminação da indisciplina, da violência e da insegurança na vida escolar, experiências que conformam práticas e a construção da identidade pessoal.

Palavras-chave : Ensino de Segundo Grau; São Paulo(SP); Pesquisa; Estudantes; Aspectos Sociais; Violência Escolar; Escolas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )