SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02Os jovens portugueses: ideias em históriaJovens operários e operárias: experiência fabril e sentidos do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SILVA, Mariléia Maria da. O trabalho para os jovens diplomados no novo modelo de acumulação capitalista. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.405-424. ISSN 0102-5473.

O texto discute o significado que o trabalho apresenta para os jovens portadores de diploma de graduação num momento em que se vivencia uma intensa precarização nas relações de trabalho e altos índices de desemprego. Neste contexto, o trabalho desempenhado durante o curso de graduação adquire outros sentidos além daquele vinculado à carência econômica; trata-se da possibilidade de poder usufruir com mais liberdade sua “condição de jovem”, mas também significa uma estratégia de antecipação às etapas com vistas a garantir um espaço num mercado de trabalho extremamente competitivo. Insegurança é o sentimento compartilhado pelos jovens quando fazem referência ao seu futuro profissional.

Palavras-chave : Mercado de Trabalho; Efeito da Educação; Profissionais de Nível Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )