SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue02References of the pedagogy of abilitiesEducation for sustainable development and the education of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

SHIROMA, Eneida Oto  and  EVANGELISTA, Olinda. A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.525-545. ISSN 0102-5473.

Este artigo discute dois temas centrais da reforma educacional: profissionalização docente e gestão. Prescrições de agências internacionais procuram definir novos perfis profissionais, novas relações e práticas no interior da escola que devem forjar uma nova cultura na organização escolar, assim como nos órgãos administrativos da educação. A profissionalização docente é proposta como um modo de se produzir um professor competente e barato para o século XXI. Conclui-se que a política de profissionalização articulada ao gerencialismo é uma maneira de redefinir a formação de professores e administradores e, também, monitorar a incorporação das recomendações internacionais no trabalho pedagógico escolar.

Keywords : Reforma do Ensino; Professores; Formação; Escolas; Organização e Administração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )