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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SHIROMA, Eneida Oto  e  EVANGELISTA, Olinda. A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.525-545. ISSN 0102-5473.

Este artigo discute dois temas centrais da reforma educacional: profissionalização docente e gestão. Prescrições de agências internacionais procuram definir novos perfis profissionais, novas relações e práticas no interior da escola que devem forjar uma nova cultura na organização escolar, assim como nos órgãos administrativos da educação. A profissionalização docente é proposta como um modo de se produzir um professor competente e barato para o século XXI. Conclui-se que a política de profissionalização articulada ao gerencialismo é uma maneira de redefinir a formação de professores e administradores e, também, monitorar a incorporação das recomendações internacionais no trabalho pedagógico escolar.

Palavras-chave : Reforma do Ensino; Professores; Formação; Escolas; Organização e Administração.

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