Perspectiva
Print version ISSN 0102-5473
Abstract
FREITAS, Mário. A educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de educadores/professores. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.547-575. ISSN 0102-5473.
Começam por analisar-se, de forma sucinta, os conceitos de Desenvolvimento Sustentável (DS) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Em seguida, após breves considerações a propósito dos modelos de formação de professores e das principais componentes dos currículos de universitários de formação inicial, são apresentadas sugestões para a sua reformulação, através da inclusão de vertentes que habilitem os professores a assumir-se como agentes de mudança na construção do DS. Por fim, sugere-se uma malha geopolítica e cultural, num contexto ibérico-sul americano e, particularmente, luso-brasileiro, para coordenação de investigação e acção no domínio da formação de professores para um futuro sustentável.
Keywords : Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Professores; Formação.