SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue02The colonialization of utopia in discourses about teacher professionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

FREITAS, Mário. A educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de educadores/professores. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.547-575. ISSN 0102-5473.

Começam por analisar-se, de forma sucinta, os conceitos de Desenvolvimento Sustentável (DS) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Em seguida, após breves considerações a propósito dos modelos de formação de professores e das principais componentes dos currículos de universitários de formação inicial, são apresentadas sugestões para a sua reformulação, através da inclusão de vertentes que habilitem os professores a assumir-se como agentes de mudança na construção do DS. Por fim, sugere-se uma malha geopolítica e cultural, num contexto ibérico-sul americano e, particularmente, luso-brasileiro, para coordenação de investigação e acção no domínio da formação de professores para um futuro sustentável.

Keywords : Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Professores; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )