SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02La colonización de la utopía en los discursos sobre la profesionalización docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

FREITAS, Mário. A educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de educadores/professores. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.547-575. ISSN 0102-5473.

Começam por analisar-se, de forma sucinta, os conceitos de Desenvolvimento Sustentável (DS) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Em seguida, após breves considerações a propósito dos modelos de formação de professores e das principais componentes dos currículos de universitários de formação inicial, são apresentadas sugestões para a sua reformulação, através da inclusão de vertentes que habilitem os professores a assumir-se como agentes de mudança na construção do DS. Por fim, sugere-se uma malha geopolítica e cultural, num contexto ibérico-sul americano e, particularmente, luso-brasileiro, para coordenação de investigação e acção no domínio da formação de professores para um futuro sustentável.

Palabras clave : Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Professores; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )