SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FREITAS, Mário. A educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de educadores/professores. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.547-575. ISSN 0102-5473.

Começam por analisar-se, de forma sucinta, os conceitos de Desenvolvimento Sustentável (DS) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Em seguida, após breves considerações a propósito dos modelos de formação de professores e das principais componentes dos currículos de universitários de formação inicial, são apresentadas sugestões para a sua reformulação, através da inclusão de vertentes que habilitem os professores a assumir-se como agentes de mudança na construção do DS. Por fim, sugere-se uma malha geopolítica e cultural, num contexto ibérico-sul americano e, particularmente, luso-brasileiro, para coordenação de investigação e acção no domínio da formação de professores para um futuro sustentável.

Palavras-chave : Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Professores; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )