SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroNUMEROESPECIALNotas para pensar a educação física a partir do conceito de campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VAZ, Alexandre Fernandez. Corporalidade e formação na obra de Theodor W. Adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.numeroespecial, pp.21-49. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho procura localizar e discutir alguns espaços e tempos da obra de Theodor W. Adorno que se relacionam mais diretamente ao tema do corpo e suas expressões, procurando demarcar o território que esta categoria pode ter em seu pensamento. Nesse quadro emerge o tema da formação subjetiva, e com ela os impasses e possibilidades/impossibilidades do sujeito contemporâneo e da infância, lugar no qual localizo a idéia de formação. Ao final, elaboro algumas considerações a partir do caráter contraditório que o corpo encontra na obra de Adorno - objeto de domínio, mas também de resistência ao predomínio da razão instrumental - e dos paradoxos que envolvem a memória de práticas burguesas que, ironicamente, fazem lembrar as possibilidades subjetivas contemporâneas. Meu roteiro teórico-metodológico, como não poderia deixar de ser, é o próprio projeto da dialética, os fragmentos filosóficos da Dialética do esclarecimento.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Frankfurt, Escola de; Adorno Theodor; 1903-1969 Crítica e Interpretação; Corpo Humano; Aspectos Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )