SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueNUMEROESPECIALCorporalidade e formação na obra de Theodor W. Adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporaisEl padre de la educación física Argentina: fabricando una política corporal generizada (1900-1940) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

PAIVA, Fernanda Simone Lopes de. Notas para pensar a educação física a partir do conceito de campo. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.numeroespecial, pp.51-82. ISSN 0102-5473.

O presente ensaio objetiva argüir a possibilidade de pensar a questão da identidade e legitimidade da Educação Física brasileira a partir da teoria bourdieusiana, dando visibilidade àquilo que Michel de Certeau denominou de rede de intercâmbios profissionais e textuais, isto é, seus traços de pertencimento, dívidas, empréstimos, leituras e confrontos, que colocam este ensaio num debate atual afeito à epistemologia, à teoria e à historiografia da Educação Física.

Keywords : Educação Física; História; Identidade; Legitimidade; Bourdieu, Pierre-1930; Crítica e Interpretação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )