SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroNUMEROESPECIALNotas para pensar a educação física a partir do conceito de campoCombater a “Poética Pallidez”: a questão da higienização dos corpos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

SCHARAGRODSKY, Pablo. El padre de la educación física Argentina: fabricando una política corporal generizada (1900-1940). Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.numeroespecial, pp.83-119. ISSN 0102-5473.

A institucionalização dos exercícios físicos escolares na Argentina no final do século XIX abriu todo um campo de saber sobre o qual pedagogos, médicos e higienistas contribuíram na modelagem de uma determinada ordem corporal infantil. Entre os intelectuais que colaboraram naquele processo, sobressaiu a figura indiscutível de Enrique Romero Brest. Este médico argentino participou ativamente, durante as quatro décadas iniciais do século XX, na instrumentalização de uma política corporal para a escola Argentina por meio da disciplina Educação Física. Sua política corporal se materializou a partir de três grandes táticas. Este artigo investiga a obra de Romero Brest no sentido de verificar como ela contribuiu para configurar uma certa ordem corporal generizada. Portanto, o presente trabalho examina, de um lado, de que forma os exercícios físicos escolares contribuíram na configuração de corpos masculinos e femininos e, por outro lado, que saberes legitimaram aquela ordem corporal.

Palabras clave : Educação Física; Estudo e Ensino; História; Argentina; Enrique Romero Brest (1873-1958).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )