SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroNUMEROESPECIALOrganização e cotidiano escolar da “gymnastica” uma história no Imperial Collegio de Pedro SegundoNotas sobre distâncias e proximidades temporais da escolarização do corpo em um “projeto” de exegese moral: teoria crítica e história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FERREIRA, António Gomes. O ensino da educação física em Portugal durante o Estado Novo. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.numeroespecial, pp.197-224. ISSN 0102-5473.

O trabalho traça considerações sobre o desenvolvimento da Educação Física na escola portuguesa, privilegiando o seu desenvolvimento durante a ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar (1932-1968). Localizando no movimento ginástico europeu os primórdios da implantação daquela disciplina nas escolas portuguesas, ainda nos finais do séc. XIX, avança na tentativa de compreender as diversas fases que marcaram a sua institucionalização. Aponta as preocupações do Estado com o engendramento da Educação Física, indicando a sua apropriação pelas forças conservadoras a partir dos anos 30 do século XX. Ao perspectivar o desenvolvimento histórico daquela disciplina, conclui que os anos iniciais da década de 1970 representaram um momento de transição, no qual as velhas formas de pensar e praticar a Educação Física nas escolas sofria a influência modernizadora de outras tendências, mais notadamente, a psicomotricidade, o esporte para todos e o ensino do esporte como conteúdo escolar.

Palavras-chave : Educação Física; Estudo e Ensino; História; Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )