SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01Les enfants: l’éducation, cultures et la citoyenneté activeInfancia y educación inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

SILVA, Juliana Pereira da; BARBOSA, Silvia Neli Falcão  y  KRAMER, Sonia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.41-64. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste texto é o de contribuir para a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa com crianças. Com base em Benjamin, o texto busca entender as relações entre infância, cultura e sociedade, a partir de uma perspectiva fundamentada na antropologia e na filosofia. Em primeiro lugar, situa-se o tema no contexto das ciências humanas e sociais, delineando alguns desafios e ilusões que os pesquisadores enfrentam. A seguir, é apresentada a produção acadêmica brasileira recente, trazendo diferentes perspectivas sobre o tema. O terceiro item analisa dois aspectos que, em uma interlocução com a antropologia, são considerados fundamentais para o trabalho de campo: distância e proximidade; familiaridade e estranhamento. O quarto item propõe algumas diretrizes metodológicas para a pesquisa com crianças, com base na obra de Bakhtin e de Vygotsky.

Palabras clave : Crianças; Pesquisa; Metodologia; Aspectos Culturais; Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )