SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalhoInfância e educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SILVA, Juliana Pereira da; BARBOSA, Silvia Neli Falcão  e  KRAMER, Sonia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.41-64. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste texto é o de contribuir para a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa com crianças. Com base em Benjamin, o texto busca entender as relações entre infância, cultura e sociedade, a partir de uma perspectiva fundamentada na antropologia e na filosofia. Em primeiro lugar, situa-se o tema no contexto das ciências humanas e sociais, delineando alguns desafios e ilusões que os pesquisadores enfrentam. A seguir, é apresentada a produção acadêmica brasileira recente, trazendo diferentes perspectivas sobre o tema. O terceiro item analisa dois aspectos que, em uma interlocução com a antropologia, são considerados fundamentais para o trabalho de campo: distância e proximidade; familiaridade e estranhamento. O quarto item propõe algumas diretrizes metodológicas para a pesquisa com crianças, com base na obra de Bakhtin e de Vygotsky.

Palavras-chave : Crianças; Pesquisa; Metodologia; Aspectos Culturais; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )