SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue01Childhood and inclusive educationInvestigating the cover of children’s books author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

MADEIRA, Rosa. A infância que se reconstrói como legado e como lugar de significação de trajetórias de vida. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.79-114. ISSN 0102-5473.

A infância tem sido entendida como lugar de desenvolvimento e de socialização das crianças. Neste artigo abordaremos a infância como ponto de ancoragem e fonte de significado para histórias de vida que se constroem como aceitação ou recusa de identidades definidas socialmente pelas circunstâncias de pobreza e de subordinação social. Tomando como referencial teórico a sociologia da infância, nos propomos problematizar o impacto da desigualdade estrutural que é silenciado pela descontextualização dos debates sobre os direitos da criança, através da revisitação das narrativas auto-biográficas de mulheres nascidas entre 1906 e 1988, numa família residente na região centro litoral de Portugal.

Keywords : Infância; Crianças; Aspectos Sociais; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )