SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01Infância e educação inclusivaAcesso a embalagem do livro infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MADEIRA, Rosa. A infância que se reconstrói como legado e como lugar de significação de trajetórias de vida. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.79-114. ISSN 0102-5473.

A infância tem sido entendida como lugar de desenvolvimento e de socialização das crianças. Neste artigo abordaremos a infância como ponto de ancoragem e fonte de significado para histórias de vida que se constroem como aceitação ou recusa de identidades definidas socialmente pelas circunstâncias de pobreza e de subordinação social. Tomando como referencial teórico a sociologia da infância, nos propomos problematizar o impacto da desigualdade estrutural que é silenciado pela descontextualização dos debates sobre os direitos da criança, através da revisitação das narrativas auto-biográficas de mulheres nascidas entre 1906 e 1988, numa família residente na região centro litoral de Portugal.

Palavras-chave : Infância; Crianças; Aspectos Sociais; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )