SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01A infância que se reconstrói como legado e como lugar de significação de trajetórias de vidaInterações nas práticas de letramento em sala de aula: o trabalho com projetos no primeiro ciclo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RAMOS, Flávia Brocchetto  e  PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Acesso a embalagem do livro infantil. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.115-130. ISSN 0102-5473.

A formação de um leitor competente exige a interação com diferentes códigos e deve iniciar ainda na infância. Como circulam nas escolas livros infantis, propõe-se a leitura da capa dos mesmos, a partir da visualidade e da palavra, a fim de instrumentalizar os docentes para desenvolver a competência leitora das crianças, através da interação com diferentes códigos, como também orientar o processo de apreensão da obra. Nesse sentido, este estudo apresenta uma proposta de leitura para a capa de Balaio de gatos e Todo cuidado é pouco, buscando orientar o processo de apreensão das obras a partir de pressupostos da teoria semiótica de Greimas (1991) e de reflexões de Zilberman (1984). Na seqüência, elabora-se um roteiro de leitura de capas de livros, o qual pode ser empregado pelos professores como uma abordagem do livro infantil.

Palavras-chave : Leitura; Literatura; Métodos de Ensino; Literatura Infanto-Juvenil; Crianças; Livros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )