SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01Acesso a embalagem do livro infantilUtilización de los recursos y medios de comunicación social en la educación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes  e  MORTIMER, Eduardo Fleury. Interações nas práticas de letramento em sala de aula: o trabalho com projetos no primeiro ciclo. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.131-152. ISSN 0102-5473.

Este trabalho discute práticas de letramento numa turma de primeiro ciclo. As análises articulam referenciais sobre letramento como uma prática social, pressupostos bakhtinianos sobre o discurso e estudos de etnógrafos sobre interações em sala de aula. Pode-se perceber que intervenções da professora possibilitaram a construção de uma dinâmica discursiva “aberta” que não teve por objetivo restringir os significados daquilo que os alunos relataram sobre o tema em questão: a dengue. Houve uma preocupação também com a instrumentalização para ações efetivas de prevenção da doença.

Palavras-chave : Prática de Ensino; Professores e Alunos; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )