SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número02La crisis de la reforma educativa socialista y la contrarreforma conservadora en EspañaProjeto escola de fábrica: atendendo a "pobres e desvalidos da sorte" do século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

OLIVEIRA, Dalila Andrade  e  DUARTE, Adriana. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.02, pp.279-301. ISSN 0102-5473.

Aborda-se, neste artigo, a educação como política social no contexto das reformas educacionais em curso no Brasil desde os anos de 1990. Parte-se da constatação de que o país viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. Identifica-se clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral e problematiza-se os programas de renda mínima associados à educação.

Palavras-chave : Política e Educação; Brasil; Política Social; Educação e Estado; Reforma do Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )